domingo, 1 de maio de 2016

Deficiências nutricionais após a cirurgia bariátrica – B12 (cobalamina)

Deficiências nutricionais após a cirurgia bariátrica – B12 (cobalamina)

Após a realização da cirurgia bariátrica (gastroplastia), é necessária a reposição de nutrientes. Estudos revelaram que após a cirurgia da obesidade, a deficiência de nutrientes tem sido relatada.

Os exames de rotina devem ser realizados pelo menos uma vez por ano após a cirurgia bariátrica. As principais deficiências constatadas são: ferro, proteína, vitamina D, vitamina B12 e cálcio.

Mas qual a função de cada nutriente e o que sua falta pode acarretar?

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é essencial para formação do sangue, além de muito importante para a manutenção e desenvolvimento do sistema nervoso. Sua ausência pode acarretar anemia, palidez, icterícia (quando a pigmentação da pele fica amarelada), fraqueza muscular etc.

Sobre a absorção de vitamina B12 ela ocorre naturalmente pelo estômago. No caso dos pacientes que realizaram a cirurgia Bypass Gástrico em Y de Roux e, por isso têm o tamanho do estômago reduzido, a absorção da vitamina também diminui. Então a suplementação pode ser indicada pelo cirurgião bariátrico ou nutricionista. O tratamento para repô-la pode ser por via oral (Sublingual e Spray Nasal) ou intramuscular (Citoneurim).

Em alimentos, a vitamina B12 pode ser encontrada em peixes, carne de porco, bacalhau, carne vermelha, ovo, queijo e leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário