Cabelos: a queda de cabelo parcial ocorre pela carência de zinco no organismo, principalmente nos primeiros meses do pós-operatório, isso ocorre com a maioria dos pacientes operados. Geralmente a perda não é radical e podem ser temporários, alguns meses depois o paciente alcançara um equilíbrio das taxas de zinco e o cabelo volta ao normal.
Alimentos doces ou gordurosos: a maior duvida é se eles provocam mal-estar. Podem sim ocorrer, em alguns pacientes podem aparecer uma síndrome chamada dumping, que é um mal-estar causado pela passagem rápida do alimento do estômago para o intestino por causa do desvio intestinal. Os sintomas geralmente são náuseas, sudorese e fraqueza que duram apenas alguns minutos.
Vômitos após a cirurgia: pessoas às vezes vomitam com freqüência, mas para isso o paciente deve ter comido além do limite ou não mastigou bem o alimento, caso contrário não tem motivos para ter esse tipo de desconforto.
Medicamentos: após a cirurgia o organismo não recebera a quantidade de nutricional que o copo necessita pela quantidade de alimentos ingeridos serem muito pequenos, então os remédios indicados pelos endocrinologistas são para solucionar essas carências. São suplementos vitamínicos, que deverão ser tomados constantemente para garantir que o organismo receba todos os nutrientes essenciais já que a absorção estará limitada. Em algumas técnicas cirúrgicas a suplementação terá de ser por toda vida, mas em outras não.
Depressão pós-cirurgia: pacientes que passam por depressão pós-cirurgia ou até mesmo suicídios, são aqueles que já tinham problemas psiquiátricos. Por isso o acompanhamento psicológico é tão importante e deve ser feito a risca. A cirurgia raramente causa esses sintomas, mas a cirurgia pode ampliar sintomas de condições já existentes, mas talvez não estivesse aparente. O acompanhamento com psicólogo deve ser feito antes, durante e depois da cirurgia, inclusive perguntar se eles estão felizes com a cirurgia, se fariam de novo e se recomendariam que outras pessoas fizessem. As respostas na maioria das vezes são positivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário