Fome x Vontade de Comer: aprenda a diferença entre elas e emagreça
AS "FOMES"
Quem me sugeriu essa postagem foi a nutri linda Graziela Nobre e eu estou, literalmente, aprendendo com vocês. Ela diz que a fome física ou de estômago é a necessidade de reabastecer nosso organismo de energia que gastamos durante o dia.
Já a fome emocional (vontade de comer feito um doido laricado), segundo Graziela Nobre, está relacionada com diversos fatores psicológicos. É a fome que nos faz comer cada vez mais, mesmo depois de satisfeitos.Esse tipo de fome tem relação com a ansiedade , solidão, sentimento de culpa, estresse.
Gordo tá estressado, olha pra cantina e enxerga na coxinha o prazer imediato e a "solução" para o seu problema. Leva um fora na balada, para num posto de gasolina e se abastece de barra de chocolate. Se entope a madrugada toda, tem aquela felicidade momentânea e ainda pensa: "Bofe que me dispensou não é mais gostoso que esse chocolate". É A FUGA!
A vontade de comer é aquela fome que você sente que já entrou um boi no seu estômago,mas você ainda teima em olhar para o resto de quindim e pensar: "ele ainda cabe".
Eu era super fome emocional. Comia até passar mal. Enquanto não passasse mal, eu não levantava da mesa. Tinha que faltar até o ar. Coisa de doido gente! Hoje eu enxergo da seguinte maneira: eu tava querendo me matar, inconscientemente. Ainda bem que eu acordei. E você, quando vai acordar?
APRENDA, CONTROLE-SE E EMAGREÇA
Dicas da Nutri Graziela Nobre (perceba que vou dar meus pitacos em todas as dicas):
1) A pergunta que não quer calar
Toda vez que for se alimentar se pergunte: "Estou com fome?" . É uma ótima estratégia para o início de sua educação ou reeducação alimentar. Por mais simples que pareça essa pergunta, para as pessoas compulsivas com fome emocional, ela é muito complexa. Pois, a última coisa em que pensam quando procuram comida é na fome.
2) Necessidade: Falsa ou Real?
Avalie suas vontades, será que tem mesmo que comer isso ou aquilo?
3)Sabor e prazer
Passe a repousar os talheres no prato a cada garfada, sinta prazer a cada pedaço colocado na boca, saboreie e faça suas refeições em um lugar tranquilo. Nunca na frente da televisão ou computador.
4)Mastigação
Mastigue bem os alimentos. A mastigação aciona o mecanismo de saciedade, que funciona da seguinte maneira: quando o alimento chega ao estômago, esse envia mensagens químico-elétricas através de neurônios e hormônios até o hipotálamo (região do cérebro que responde pelo comando das principais atividades do metabolismo). Nesse caso, a mensagem que chegaANOTE AS DIFERENÇAS DAS "FOMES' E CARREGUE NA SUA CARTEIRA, BOLSA, FAÇA TATUAGEM, SEI LÁ...
Fome Física
- Aumenta aos poucos
- Não é seletiva (com fome a gente come até pedra)
- Aparece aproximadamente 3 horas após a última refeição
- Desaparece após a refeição e dá sinal de satisfação
- Após a refeição, traz satisfação
Fome emocional
- Aparece de repente
- É seletiva (temos fome de algo específico, tipo pizza)
- Ocorre em momentos de ansiedade ou euforia
- Pode persistir mesmo após comer muito
- Após a refeição, traz sentimento de culpa é a de "satisfeito". Como todo esse processo leva algum tempo (minutos), recomenda-se comer devagar. Assim, atinge-se a saciedade com menos comida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário