O mito do gordinho saudável
A ideia difundida por nutricionistas e endocrinologistas de que um individuo com sobrepeso possa ser saudável não passa de um mito, segundo uma nova pesquisa. Entenda o mito do gordinho saudável e os perigos desse conceito equivocado.
A pesquisa feita com mais de 60 mil pessoas e divulgada na publicação científica Annals of Internal Medicine, mostrou que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar são normais.
Responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran afirmou que os resultados realmente colocam em dúvida a existência desse conceito obesidade saudável. “Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis têm risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a ‘obesidade saudável’ pode ser considerada um mito.”, afirmou.
Os cientistas argumentam que os ‘gordinhos’, apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo. Mesmo com os níveis de açúcar, colesterol e pressão arterial normal, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco.
Portanto, além de acompanhar seu peso, se você parar de fumar, começar uma atividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, você pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca e eliminar o excesso de gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário